Pronatec

Venha realizar a sua Pré-Matricula no laboratório de informática SIE nos cursos gratuitos do PRONATEC.

Eleições 2012

As Eleições Municipais de 2012 ocorrerão no dia 07.10.2012, primeiro domingo do mês de outubro. Nessas eleições escolheremos os Prefeitos e Vereadores dos municípios brasileiros.

CÍRIO DE NAZARÉ

Venha conferir nosso artigo sobre o Círio de Nazaré.

Dia Dos Professores

Venha conferir a nossa mensagem para os nossos queridos professores da escola Agostinho Monteiro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

À COMUNIDADE ESCOLAR


Em virtude de problemas que estão ocorrendo em algumas escolas da rede estadual de ensino, dentre eles: violência escolar/ bullying, uso/venda de drogas (lícitas e ilícitas), depredação do patrimônio público, cabulação de aula (gazetar aula), entre outros; informamos algumas medidas adotadas:

· . Utilização do diário de classe digital, no qual a frequência dos alunos será enviada diariamente (online) para a SEDUC. Portanto, o aluno deverá estar atento às ausências nas aulas para que não seja reprovado por falta (mínima de 75%) ou tenha alguns direitos cancelados, tais como a carteirinha de meia passagem e/ou auxílio do Governo Federal (bolsas);

. Espaco no blog da escola para denúncias anônimas (formulário online), tais como: furto/roubo, formação de "gang", bullying, uso/tráfico de drogas, etc.

. Problemas graves de comportamento poderão ser resolvidos pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) ou pela polícia militar (maiores de idade).

· .

terça-feira, 7 de junho de 2011

SEGURANÇA NA ESCOLA: DICAS ÚTEIS AOS PAIS / RESPONSÁVEIS


. Conheça o horário escolar de seu filho (a);
. Conheça e oriente sobre os percursos que o seu filho (a) utiliza de ida e volta para a escola;
. Estipule um horário limite para seu filho (a) para chegar em casa, após a aula;
. Conheça os nomes e contatos dos colegas de seu filho(a) e verifique se não está se envolvendo com pessoas que não sejam idôneas;
. Conheça os locais que seu filho (a)costuma frequentar;
. Não estimule seu filho (a) a resolver problemas utilizando agressões ou a revidar uma violência sofrida por ele (ela);
. Oriente seu filho (a) a não receber alimentos de estranhos, principalmente bombons, picolés, pipoca e similares;
. Oriente seu filho (a) a não se envolver com pessoas que não sejam da comunidade escolar, principalmente se frequentarem constantemente os arredores da escola;
. Oriente seu filho (a) a comunicar a escola sobre quaisquer contatos ou informações por parte de estranhos;
. Evite deixar seu filho (a) na escola após o horário de saída estipulado para cada dia;
. Oriente seu filho (a) a denunciar atitudes inadequadas de outros alunos à direção da escola (o sigilo da informação será mantido);
. Procure conversar com seu filho sobre uso de drogas (lícitas e ilícitas), namoro, sexo , amizade, etc.
. Esteja, sempre que possível, presente na escola para saber como anda o rendimento e comportamento de seu filho (a).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O ASSASSINO É TÃO VÍTIMA QUANTO AS CRIANÇAS?


No dia 07 de abril um atirador entrou numa escola do Rio de Janeiro e disparou tiros contra estudantes, dentro das salas de aula, tendo matado alguns e ferido outros.

Segundo informações, o atirador era ex-aluno da escola, muito quieto e não costumava mexer com ninguém. Outros dados importantes também foram levantados sobre o atirador: quando aluno da escola era alvo constante de provocações, apelidos, xingamentos e até agressões por parte dos estudantes (o chamado bullying); fora jogado, por colegas de classe, dentro de um camburão de lixo e outra vez fora obrigado por eles a enfiar a cabeça no vaso sanitário e, em seguida, puxar a descarga; ficou órfão muito cedo; a mãe biológica sofria de esquizofrenia e a mãe adotiva havia morrido; possuía cinco irmãos adotivos e pouco contato com eles; passou por várias escolas, instituições e exerceu alguns trabalhos; não tendo sido, em nenhum dos lugares, encaminhado a profissionais que o pudessem ajudar, apesar de todos perceberem o distúrbio de comportamento por ele apresentado.

Para as escolas, fica uma questão muito séria a ser debatida: O bullying!

As escolas têm sido palco de atos de extrema violência entre os alunos, competições e, principalmente, de intolerância ao que é diferente. Precisamos entender que as escolas não podem ser omissas e deixar de discutir temas como: violência, drogas, bullying, preconceito, etc.

A humanização do processo educativo contribuiria significativamente para revertermos a tendência à violência nas escolas.

DIGA NÃO AO BULLYING! RESPEITE A DIGNIDADE DAS PESSOAS!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

INÍCIO DO ANO LETIVO: SEJAM BEM-VINDOS!


"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender." (Albino Teixeira)

Início do ano letivo: 04/04/2011
Já estamos esperando por você!

quinta-feira, 17 de março de 2011

ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: CARTA ABERTA

Carta aberta dos professores lotados em laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar

Vimos, por meio deste, manifestar nossa preocupação com a condução do processo de lotação dos professores nos espaços pedagógicos especiais das escolas da rede estadual de ensino (SEDUC), principalmente, os laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar.

Até 2004, a portaria de lotação 09/2004, determinava que a lotação de professores seria de 100, 150 e 200 h, porém estabelecia que a jornada de trabalho seria de 4, 6 e 8 horas, respectivamente. Tal jornada de trabalho sempre foi considerada injusta pelos professores que desejavam trabalhar nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, posto que os diferenciava dos demais professores (medida discriminatória) e já que cumprem sua jornada em hora-aula de 45 min.

Na prática, a situação era a seguinte: um professor com 20 h semanais, em uma determinada disciplina, trabalhava 3 dias na semana e no 4º dia iria à escola para ministrar apenas 2 aulas. Porém, o professor lotado nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar era obrigado a trabalhar os 5 dias da semana, 4 h (hora relógio) por dia, o que caracterizava distorção.

O resultado concreto, obtido com tal regra, foi que a maioria dos laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar ficaram fechados, sem funcionamento, pois a regra imposta não atraía os professores, ou seja, foram raríssimos os casos de professores que apresentaram projetos e solicitaram lotação nos espaços pedagógicos. Em muitos casos eram professores readaptados que aceitavam trabalhar em tais espaços; muitos sem nenhuma formação específica.
Após várias mobilizações e debates, em 2007, a SEDUC reconheceu que a reivindicação dos professores era justa e estabeleceu tratamento igual aos dispensados aos demais professores, lotados nas salas de aula convencionais; ou seja, passou a prevalecer a visão teórica e técnica de que os Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar são efetivamente "salas de aula", nas quais os professores lotados exercem a regência tanto quanto os demais.

Nos debates que nortearam a elaboração da portaria 219/07, os professores e seu sindicato sustentaram a necessidade da lotação de professores nos espaços pedagógicos. O mesmo fato ocorreu durante as plenárias regionais do Plano Estadual de Educação.

Finalmente, em outubro, foi assinada e em novembro foi publicada a portaria de lotação de nº 219/2007. Nela está garantida a lotação de professores nos nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar com carga-horária de 100, 150 e 200 horas-aula; está também assegurada a tais profissionais todas as vantagens do magistério.

Na portaria 219/2007, no Art. 9, parágrafo III, alínea “b”, está assegurado que:

Será garantida a carga-horária em hora/aula, referente ao turno trabalhado, com as vantagens do magistério”.

Porém, a portaria também estabelece alguns critérios para que um professor seja lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, a alínea “a”, do mesmo artigo e parágrafo supra-citado, diz:

Será exigida a habilitação correspondente à natureza do ambiente e do programa ou projeto, mediante análise e autorização da SAEN”.

E a alínea “C”, do mesmo artigo e parágrafo, assegura que:

A permanência na lotação nos espaços pedagógicos especiais e programas e projetos, fica condicionada à avaliação de desempenho do projeto”.

Esse artigo é fundamental para evitar distorções e ineficiência, pois o professor lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar fica ciente que deverá prestar contas sobre o andamento e execução do seu projeto, e o mesmo deve estabelecer metas a serem atingidas; esse mecanismo possibilita cancelar a lotação dos professores caso não executem o projeto apresentado.

Com a lotação dos professores laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar foram vários os projetos inovadores que surgiram no chão da escola, como por exemplo, o Aluno Repórter (de Bragança); a G.com, da escola Jorge Raposo, (de Icoaraci;) o Educarede (projeto que envolveu mais de 20 escolas estaduais, resultando em prêmio para a escola do Tenoné e a publicação de um livro de caráter nacional com a participação de alunos da escola Agostinho Monteiro); produção áudio-visual das escolas Magalhães Barata, Augusto Montenegro, do Outeiro, Pedro Carneiro, Palmira Gabriel, Helena Guilhon; o Projeto Rádio-Escola, os blogs escolares etc.

A conjuntura atual é de mudança de Governo Estadual e, consequentemente, uma nova gestão assumiu o comando da SEDUC e provavelmente editará uma nova portaria de lotação. Tal conjuntura é legítima, faz parte do regime democrático; porém, é necessário que as mudanças nas regras sejam transparentes, permitam a participação dos professores e de seu sindicato e, ainda, considerem a relevância dos espaços pedagógicos para o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras.

A melhoria da qualidade da educação pública e dos indicadores educacionais nacionais, como por exemplo, o IDEB, só poderá ser atingida se a escola pública for dotada de boa estrutura física, formação dos professores, gestão democrática; o que inclui os espaços pedagógicos e a lotação de professores; caso contrário, as escolas passarão a contar apenas com as ultrapassadas aulas expositivas e os únicos recursos disponíveis serão os desgastados “giz e saliva”.

Além de tudo que foi exposto até aqui, ainda cabe um outro esclarecimento: a maioria dos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar que existem no Estado do Pará foram implantados pelo Governo Federal, por meio do ProInfo, PROMED, Projeto Alvorada, Mais Educação entre outros programas do Ministério da Educação (MEC) e que possui diretrizes e metas nacionais; portanto, se não for viabilizada a lotação dos professores o Estado não conseguirá cumprir as referidas metas e diretrizes, ficando na condição de inadimplentes com o Ministério da Educação.

Ass.: Professores dos espaços pedagógicos

quinta-feira, 3 de março de 2011

NÃO ESQUEÇA DA MATRÍCULA!

ALUNOS APROVADOS/ REPROVADOS:
. 01/03 - Ensino Fundamental (1ª a 4ª)
. 02 a 04/03 - 5ª a 8ª e 4ª etapa (aprovados/reprovados sem recuperação)
. 10 e 11/03 - Ensino Médio e EJA (aprovados/reprovados sem recuperação)

RESULTADO E CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA APÓS RECUPERAÇÃO:
. 25/03 - Fundamental regular e EJA/fundamental
. 28/03 - Ensino médio regular e EJA/médio

ALUNOS NOVOS SEM PRÉ-MATRÍCULA (caso haja vaga):
. 29/03 - Fundamental regular e EJA/fundamental
. 30/03 - Ensino médio regular e EJA/médio

sábado, 22 de janeiro de 2011

FESTA DOS CALOUROS AGOSTINIANOS

PARABÉNS, CALOUROS AGOSTINIANOS!


A "Comunidade Agostiniana" parabeniza os calouros 2011. Vocês são o exemplo de que com estudo, determinação e dedicação podemos alcançar nossos ideais.
PARABÉNS, Vocês venceram mais uma importante etapa da vida!

. Bianca Raphaela dos S. Borda (UFPa / Matemática)
. Brenda Jaciara L. da Costa (UEPA / Educação Física)
. George Luiz M. da Silva (UEPA / Ciência da Religião)
. Ítalo Allan Gouveia (UEPA / Ed. Física)
. Jennifer Marcela A. Lima (UFPa / Física)
. Márcia Áurea Santos Conceição (UFPa / Ciências Sociais)
. Marcus Felipe L. Monteiro (UFPa / História)
. Ramon Correa Costa (UEPA / Física)
. Samuel de Araújo Melo (UEPA / Biologia)
. Thamyres Marques da Silva ( UEPA - Matemática / UFPa - Geografia / IFPA - Geografia)
. Joelber Borges (ESMAC / Educação Física)
. Jefferson Torres do Patrocínio (IESAN /Téc. em Rede de Computadores)
. Ana Paula Nunes Salgado (UNIP / Pedagogia)
. Nazaré do Socorro N. Araújo (UNIP / Ciências Contábeis)

* Congratulações especiais às alunas:
Thamyres Marques da Silva (2º lugar Geografia - UFPA /aprovada em todas as universidades onde realizou inscrição)
Jennifer Marcela A. Lima (1º lugar em Física / UFPa)

"Se amanhã você quiser ser um grande profissional, comece hoje sendo um grande aprendiz." (Inácio Dantas)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO AGOSTINHO MONTEIRO


Fique de olho nas datas!

. 4ª Avaliação: 01 a 16/02/2011
. Resultado da 4ª avaliação: 24 a 28/02/2011
. Recuperação Final: 28/02 a 19/03/2011
. Recesso dos Professores: 20/03 a 03/04/2011
. Início do Ano Letivo: 04/04/2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

CALENDÁRIO 2011:
. 03 a 12/01/2011 - Pessoas com deficiência (cursos regulares)
. 17 a 21/01/2011 - Confirmação de matrícula de pessoas com deficiência.
. 13/01 a 20/02/2011 - Alunos novos / Todas as pessoas, inclusive nos cursos de Educação Profissional
. 22 a 24/02 - Confirmação de matrícula dos novos alunos.
. 25/02 a 03/03 - Remanejamento e transferência de escola.
. 02 a 16/03 - Matrícula de alunos novos sem pré-matrícula.

Para realizar a matrícula (de seguanda a sábado - das 08 às 20h):
. Telefone: 0800 280 0078
. Internet : http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=AreaInteresse.sitePortalPreMatricula

Atenção! Não deixe de confirmar sua matrícula na Escola em que você optou na Pré-Matrícula, no dia definido, portando a documentação necessária.

* Caro Aluno!
Não esqueça de devolver o livro didático, na sala da vice-direção da escola, antes do término do ano letivo.